quinta-feira, 23 de junho de 2016

SER PAI: MINHA MAIOR VOCAÇÃO



A coisa mais difícil no mundo é encontrar a nossa vocação. Para que Deus me trouxe ao mundo? Qual o propósito dele em me prolongar a vida? O que ele quer de mim?
Busco essa minha vocação em minha esposa, em meus pacientes, em minha paróquia, neste blog, mas nunca senti que minha maior vocação fosse alguma dessas coisas. Sempre permaneceu um vazio dentro de mim.
Minha esposa pode viver sem mim e cuidar de si mesma. Meus pacientes sentirão minha falta só por alguns meses. Depois não se lembrarão mais de mim. Minha paróquia é minha paróquia enquanto morar em São Paulo. Este meu blog tem poucos seguidores. Nem sei se um fruto sequer resultará deste meu esforço, senão o fruto que eu mesmo colho para mim.
Mas ontem descobri a minha maior vocação. É uma criancinha toda formadinha, tão frágil e tão dependente de mim. Essa criancinha veio me mostrar para que Deus me mantém em vida. Essa criancinha está me ensinando que eu nasci para trazê-la ao mundo e para criá-la para Deus.
O milagre da encarnação de Jesus se repete a cada concepção. Cada criancinha que é concebida traz consigo Jesus. Ele mesmo disse que estaria na figura do próximo. É no próximo que devemos buscá-lo e devotar-nos a ele.
E quando esse milagre da encarnação ocorre no ventre de sua esposa? Então tudo muda! Agora me sinto um S. José, que deve proteger e criar o pequeno Jesus que já está entre nós, encarnado no ventre de uma outra Maria, que é minha querida esposa. 
Minha vocação, meu grande chamado, é cuidar desse pequeno menino Jesus e entregá-lo adulto ao seu verdadeiro Pai. Só então poderei orar com Simeão: "Agora, Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparaste para todos os povos: luz para revelação aos gentios e para glória do teu povo de Israel".
Só Deus sabe o quanto desejei essa concepção!
Por que somos assim? Por que queremos tanto ser pais? É porque nascemos imagem e semelhança de Deus. Não creio que a imagem de Deus foi erradicada de nós pelo pecado, como muitos afirmam. Creio que sou uma imagem borrada de Deus, mas continuo sendo imagem. E ser imagem de Deus compreende tanta coisa, que não dá para enumerar. Mas a principal imagem que herdamos de Deus é o desejo de amar gratuitamente, de ser misericordioso, de amar com amor uterino, incondicionalmente, o que só acontece com os pais.
Prossigo em meu difícil itinerário, mas agora como pai.
Muito obrigado, meu Deus, por partilhar comigo a imagem de tua paternidade misericordiosa. Ajuda-me a cuidar de teu filho e a fazer jus a esta minha maior vocação.

Autoria: Carlos Alberto Leão.
Imagem: Primeiro ultrassom morfológico de meu filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.