sexta-feira, 10 de julho de 2015

VIDA: A DÁDIVA DE DEUS


"Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. E disse Deus: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhe será para mantimento. E assim se fez. Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia" (Gênesis 1:27-31).

Está chegando meu aniversário. É a data mais especial para mim, porque é a celebração de minha vida. Acho muito justo reservar um dia para agradecer a Deus o dom de minha existência e refletir acerca dela.
A vida é "A" dádiva de Deus, seu único propósito para nós. Todo o mais que recebemos dele é para manutenção dessa vida.
Deus é vida, vida que não se pode conter. Aliás, vida nunca pode ser contida. Essa vida de Deus se expressou na criação de todas as coisas. Tendo criado todas as coisas, quando as contemplou, alegrou-se com a beleza de sua vida. Essa mesma vida se expressa na manutenção de tudo o que existe. Portanto, todas as criaturas são a materialização da vida de Deus.
Nós também somos criativos e apreciamos nossas criações. E por que as apreciamos? Porque elas materializam nossa existência e são elas que irão imortalizar nossa existência também, neste mundo e no por vir. O mesmo penso de Deus, que se deleita em contemplar o que fez, por ver na sua criação sua própria vida, sua existência.
Seria tão bom se aprendêssemos a ver também na criação a existência de Deus! Fico triste ao perceber que as pessoas mais cultas do mundo, que tanto se aprofundam em estudar o universo, não conseguem enxergar a vida de Deus nele. Veja quão pecador é o homem! Veja quão perversa se tornou a razão humana! Os maiores teólogos deveriam ser aqueles que tanto se aprofundam nas ciências naturais. Entretanto, são os mais ateus que existem.
Deus nos deu consciência de sua vida e a responsabilidade de zelar por ela. E aqui temos falhado muito. 
A vida de Deus está em tudo. Ela está nos dias, nos anos, nas estações, na morte, na ressurreição, na transformação, na procriação, na criatividade, no pensamento, na ordem, nas leis, nas autoridades, em absolutamente tudo o que existe de bom. Deveríamos estar cuidando de tudo isso. Mas o que temos feito? Eutanásia, suicídio assistido, legalização do aborto. O que fazemos, além disso? Estamos querendo destruir o matrimônio, a vida que somente a união entre homem e mulher pode gerar, as principais estruturas que incutem em nós o amor de Deus, a ética e a moralidade, que são a família e a religião; temos impedido a procriação, através de leis de controle da natalidade. Temos pelejado contra tudo isso! 
O que temos feito com a vida de Deus? Nós a estamos destruindo em nós mesmos através da prostituição, das drogas, da sobrecarga de trabalho, da falta de tempo para a família e para as amizades, da falta de tempo para si mesmo e para Deus. 
O que mais temos feito? Ajude-me! Estamos consumindo de maneira irresponsável e egoísta os recursos naturais, estamos nos erguendo às custas da queda dos outros, estamos destruindo os nossos pobres, massacrando-os até. Nossa vontade é retirar os pobres de nossa vista, porque eles são para nós estorvo, perigo e conflito de consciência. Só que esses pobres somos nós. Quando a sociedade investe contra os pobres, está investindo contra si mesma.
A pior coisa que temos feito contra a vida de Deus, porém, não é nada disso. Tudo isso é somente consequência. A causa é a destruição do próprio Deus. Não queremos mais Deus em nossa sociedade. É por isso que estamos investindo contra a vida, porque Deus é vida e sua vida está em tudo o que é bom. Quem se propõe a matar Deus, terá que matar tudo o que é bom, inclusive a si mesmo.
Foi-se o tempo em que buscávamos a verdade, a redenção, a virtude, nós mesmos e o outro. Hoje não queremos nada disso. Aliás, estamos destruindo tudo isso, porque tudo isso cheira a Deus.
Eu amo a vida. Não foi à toa que decidi ser médico. Não acredito em vida ruim. Eu acredito em vida sem sentido, sem propósito. Eu gostaria de desafiar cada leitor meu (e sei que são poucos, infelizmente)a se conscientizar que essa vida que tem é fôlego de Deus, é vida de Deus. Meus amigos, nós somos materialização da vida de Deus, estamos cercados por ela. Mas como afirmei, a vida é dinâmica. Ninguém pode contê-la. Portanto, sua vida tem um propósito e esse propósito é gerar mais vida. Você foi feito à semelhança de Deus, cujo propósito é viver e gerar vida. Por que nos mutilamos, querendo retirar de nós essa imagem e semelhança de Deus?
Que não sejamos encontrados destruindo a vida, mas gerando-a e conservando-a com prazer, tendo por referencial o prazer de Deus ao nos gerar sujeitos, pessoas, sociedade, mundo e universo.



Autoria: Carlos Alberto Leão.
Imagem extraída da internet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.