domingo, 11 de janeiro de 2015

DEUS AJUDA QUEM CEDO... CONFIA!





"Por isso eu digo a vocês: Não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver, nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas?" (S. Mateus 6:25).

Jesus está tratando nesse sermão sobre a necessidade da fé, para que possamos viver bem.
A fé verdadeira reconhece em Deus a origem e a manutenção da vida. Confia em Deus e nele descansa.
Será que essa fé está presente na maioria das pessoas? É certo que não, infelizmente.
Desde a revolução industrial, o homem tem depositado excessiva confiança em si mesmo. Deus passou a ser algo de pouca ou nenhuma serventia. Medicina avançada, produção sem precedentes de alimentos, aumento da expectativa de vida, dentre outras coisas que a industrialização trouxe, fizeram com que o homem se sentisse autossuficiente. Como resultado, as pessoas pararam de orar, ler a Bíblia e ir à igreja. Deixaram de lado os debates teológicos. Os governos se tornaram laicos. Valores cristãos deixaram de nortear a sociedade.
Entretanto, o homem continua essencialmente o mesmo: Frágil e pecador. Daí o sofrimento que temos testemunhado.
Jesus amorosamente nos ensina a confiar em Deus.
É ilusão acreditar que nossa vida depende de nós. Alguém poderia achar que tudo o que possui é fruto de seu trabalho, mas isso é ilusão.
Deus nos criou corpo e alma. Com o mesmo amor com que nos chamou à existência, também nos sustenta, para que continuemos vivos.
Todos os dias o sol nasce e se põe, sem que tenhamos que nos preocupar com isso. Igualmente, nunca nos falta ar para respirarmos.
Se trabalhamos ou estudamos, é porque ele nos dá saúde para isso.
É Deus quem derrama a chuva sobre a terra, faz a semente germinar e engorda o gado.
Deus também preserva nossas propriedades. Retirasse ele sua mão protetora por um dia e nada fugiria à barbárie, depredação e roubo.
Ver essa misericórdia divina a permear tudo o que existe e ocorre é libertador.
Quando o nosso trabalho deixa de ser um meio de subsistência e transforma-se em missão que recebemos de Deus, certamente resultará em melhores frutos e nos fará felizes.
Quando percebemos que nosso verdadeiro patrão é Deus e que dele nos vem o salário, podemos descansar profundamente, porque não há patrão mais generoso no mundo. Certamente nos dará tudo o que precisamos para viver, ainda que venham crises financeiras, carestias e desemprego. Sim, ainda que os montes se estremeçam, ele estará firme em seu propósito de nos amar e de cuidar de nós.

Quero concluir com o salmista: "Se o Senhor Deus não edificar a casa, não adianta nada trabalhar para contruí-la. Se o Senhor não proteger a cidade, não adianta nada os guardas ficarem vigiando. Não adianta trabalhar demais para ganhar o pão, levantando cedo e dormindo tarde, pois é Deus quem dá o sustento aos que ele ama, mesmo quando estão dormindo"





Autoria: Carlos Alberto Leão.
Imagem extraída da internet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.