domingo, 21 de agosto de 2016

LITURGIA, UMA VERDADEIRA PROFISSÃO DE FÉ


A primeira Santa Ceia todos sabemos que foi extremamente simples. Por que o rito foi sendo enriquecido com o passar dos tempos? 



O objetivo da liturgia é basicamente a preservação doutrinária.

Quando orações são dirigidas a Deus pelo ministro, que está perante o altar, de costas para a congregação, ele realiza um sacrifício de louvor a Deus. Eucaristia significa "ação de graças". Nos atos sacrificais, o ministro se volta para o altar, local dos sacrifícios, representando toda a congregação. No entanto, ele não oferta o corpo e o sangue de Cristo, mas as primícias de tudo aquilo que Deus nos dá, sobretudo a fé.

Quando os ministros se ajoelham ao serem proferidas as palavras da Instituição, estão conservando a doutrina que a Onipotente Palavra de Deus opera o milagre eucarístico, sem participação humana, sem necessidade da unção sacerdotal. Adora-se o Verbo Vivificador de Deus.

Quando o pão é erguido, é testemunhado que o verdadeiro corpo de N. S. Jesus Cristo está em, com e sob o pão, substancialmente.
Quando o cálice é erguido, é anunciado que o verdadeiro sangue de N. S. Jesus Cristo, o mesmo que foi derramado na cruz, está substancialmente incluso no vinho, que então se torna vinho-sangue.
gundo o que foi ordenado aos apóstolos e à Igreja. Deus não quer memória diferente dessa.
As orações que se seguem a isso são orações ao Cristo corporalmente presente, incluso nos elementos. Ele é apresentado como o Cordeiro de Deus que remove o pecado do mundo. Aqui está o ponto máximo da anamnese.
Quando as pessoas se ajoelham perante os elementos, antes de comungá-los, não estão idolatrando esses elementos, pois têm plena certeza que Cristo está contido neles. 
Todo o rito serve, portanto, ao nobre propósito de preservação do dogma da presença real E corporal de Cristo na Eucaristia.
A liturgia também é catequética, porque nos instrui acerca da verdadeira doutrina. O corpo que é comido é o mesmo corpo que foi crucificado e que morreu para remissão de nossos pecados. O sangue que é bebido é o mesmo que foi vertido para remissão de nossos pecados. Por isso S. Paulo disse que todas as vezes que comemos o pão e bebemos o vinho, ANUNCIAMOS (quer dizer, catequese!) a morte do Senhor até que ele venha.

Autoria: Carlos Alberto Leão.
Imagem extraída da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.