terça-feira, 1 de novembro de 2016

FÉ OU OBRAS, PAULO OU TIAGO? PARTE 3

"Por isso, Majestade, aceita o meu conselho: expia os teus pecados com as boas obras e as tuas maldades com misericórdia para com os miseráveis! Então talvez se prolongue a tua felicidade" (Daniel 4:24).

A questão das recompensas vem sendo levantada há muito pelos defensores do livre-arbítrio como argumento a favor da justificação pelas obras. Por que Deus promete recompensar os justos, senão pela grandiosidade de suas obras? É o que levantam.


Devemos primeiro analisar quem é premiado. Um ímpio não será premiado por Deus, ainda que suas obras sejam tão gloriosas quanto as estrela do céu. Deus não promete nenhum bem eterno a quem cumpre sua Lei. Assim como a Lei diz respeito às coisas da terra, as recompensas atribuídas ao seu cumprimento também estão conectadas à terra. 
Deus promete todas as coisas, Céu e terra, a bem-aventurança eterna e o mais infinito gozo ao seu único Filho, o Homem Jesus Cristo. É ele o herdeiro de todas as coisas (Hebreus 1:2). Por meio dele, unidos a ele ou fundidos nele, é que podemos participar de sua herança. A herança pertence ao Homem Jesus e a quem for achado nele. 
Sabemos bem que a união com o Homem Jesus Cristo só é possível pela fé. Nenhuma obra nossa tem o poder de nos vincular a ele. A Lei é de todo ineficaz nesse sentido.
É no contexto da união com Cristo que devemos entender o valor de nossas obras e a recompensa que Deus promete. Jesus disse: "Em verdade, em verdade vos digo que AQUELE QUE CRÊ fará também as obras que eu faço e outras maiores fará" (S. João 14:12). Houve um tempo que pensei estar sendo Jesus muito modesto ao dizer tais palavras. Bem, modéstia e imodéstia não cabem a Deus, mas somente às criaturas. Não é uma questão de modéstia ou imodéstia, mas é fato: as obras dos que creem são tão grandiosas quanto as de Cristo e são maiores ainda, pois é Cristo quem continua a operá-las. É uma enorme idolatria atribuir a nós qualquer boa obra. É Cristo que, unido a nós, continua a operar suas obras magníficas. É assim que a fé mantém Cristo no mundo. Ele continua cumprindo a Lei por meio de sua Igreja, ele continua amando por meio de sua Igreja. "Aquele que crê" distingue bem a natureza da obra, que não é obra da Lei, mas dádiva ou Evangelho. É por meio de nossa união com Cristo que recebemos as boas obras. 
O que a Igreja faz de verdadeiramente bom no mundo é consequência de sua união a Cristo e é por meio dessa união que ela será recompensada um dia. O prêmio pertence ao Bendito Filho de Deus e a quem permanece nele, por meio da fé.

Lutero: "Na Teologia, 'fazer' necessariamente requer a própria fé como pré-requisito. 'Fazer', na Teologia, deve ser entendido a respeito do fazer com fé, de maneira que fazer com fé é uma outra esfera, por assim dizer, um novo domínio, diferente do fazer moral (...). Por isso, quando a Escritura diz: 'Redime os teus pecados com esmolas'. 'Faze isto e viverás', etc; é preciso entender, em primeiro lugar, que significa a palavra 'fazer', pois a Escritura, nessas passagens, como tenho dito, está falando de uma fé concreta, não abstrata; composta, não despojada ou simples. O sentido, portanto, dessa passagem: 'Faze isto e viverás' é: 'Viverás por causa desse 'fazer' na fé ou: 'Esse 'fazer' te dará a vida somente por causa da fé'. (...) Não se deve pensar, portanto, como costumam pensar os sofistas e os hipócritas, que as obras justificam absoluta e simplesmente como tais e que méritos e recompensas são prometidos a essas obras morais, mas, sim, apenas, às obras realizadas na fé" (Comentário da Epístola aos Gálatas). 

Autoria: Carlos Alberto Leão.
Imagem extraída da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.