sábado, 20 de maio de 2017

CRISTO É O CAMINHO

"Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela" (S. Mateus 7:13-14).

Quando eu era menino, havia na mercearia de meu pai este ícone:




Nele encontramos os dois caminhos: um que conduz à perdição eterna, largo, cheio de gente. Outro que conduz à salvação, muito estreito e com poucas pessoas.
Entretanto, há um problema na interpretação do texto. É que nós enchemos as duas vias de obras. No caminho estreito, colocamos nossas orações, jejuns, obras de misericórdia, pregação da Palavra, obediência ao Decálogo, dando a entender que, por meio dessas obras, estamos avançando rumo à salvação. Isso não é verdade e deve ser combatido em nosso meio!
Quando Cristo afirma que o caminho que conduz à salvação é apertado e contrapõe-no ao caminho da perdição, que é muito espaçoso, devemos entendê-lo de maneira a não ferir o dogma da justificação somente pela fé, que é o fundamento do cristianismo. Sem esse alicerce a Igreja não permanece, mas é destruída e levada pelas chuvas e pelo vento.
O caminho que conduz à salvação não é um caminho de obras, de mortificações, mas um caminho de fé. É estreito porque nele não cabem nossas obras, nossas orações, nossos jejuns, nossa caridade, nossa bondade, nossa justiça. Por ele, só passa a fé na Palavra de Deus, aquela fé que se agarra à remissão de pecados, que se agarra firmemente à justiça de Cristo. Não se trata de um caminho estreito, mas de um caminho estreito com porta estreita, sendo Cristo a porta. Tudo o que excede Cristo não irá passar por essa porta. E o que excede Cristo?
Excede Cristo exatamente aquilo que vai bem pelo caminho largo: nossa razão, nossas orações, nossos jejuns, nossa penitência, nossa confissão, nosso cumprimento da Lei, tudo o que fazemos com o intuito de colaborar com Cristo em nossa justificação.
Eu pintaria diferente os dois caminhos. Eu penso que seria melhor colocar no caminho estreito somente um pecador sendo carregado por Cristo, pois é um caminho tão estreito que nele não caberiam duas pessoas, somente Cristo. No caminho largo, eu colocaria tudo aquilo que é posto no caminho estreito: pessoas se mortificando através de muita oração, jejum e leitura da Palavra de Deus, com o objetivo de complementar a justiça de Cristo.

Autoria: Carlos Alberto Leão.
Imagem extraída da internet.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.